domingo, 14 de outubro de 2012

10º Procissão fluvial de N.S.Aparecida 2012



Pescador prepara canoa para procissão fluvial em homenagem a Nossa Senhora

Foto: Victor Moryiama/Folhapress


PROCISSÃO FLUVIAL

Na periferia de São José dos Campos (a 97 km de São Paulo), a homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi feita por meio de canoas e outras embarcações simples que se lançaram no rio Paraíba do Sul, local onde pescadores disseram ter encontrado uma imagem de Nossa Senhora, o que deu início à devoção.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Falta de peixe faz comunidade ribeirinha mudar de ramo


O relatório da ANA apontando melhoria da qualidade da água no rio Paraíba não animou as 40 famílias da comunidade ribeirinha Beira Rio, no bairro Urbanova, em São José.
"A água está mais limpa, mas os peixes continuam poucos", disse o pescador Orlando Ramos, 55 anos.

Ele vive na comunidade há 30 anos. Hoje casado e pai de seis filhos, conta que a pescaria acabou se tornando uma atividade paralela. "Tenho que trabalhar como servente de pedreiro para sustentar a casa. Os peixes estão sumindo."

quarta-feira, 21 de março de 2012

Homenagem da APM para Sra Antonia Ramos


Sra Antonia (vestido rosa)

Onze mulheres de destaque em São José dos Campos, por suas iniciativas sociais, de apoio à cidadania e Saúde da região, foram homenageadas pela Regional da Associação Paulista de Medicina (APM) no dia 14 de março.

De acordo com o presidente da APM São José dos Campos, Sérgio dos Passos Ramos, o evento foi positivo para os moradores. "Consideramos que ele terá grande repercussão na população local e no estímulo aos cuidados com a saúde.”

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Barcos, uma tradição ribeirinha

A construção de barcos é uma tradição que os ribeirinhos passam de pai para filho. Duas tábuas de Cedrinho ou Garapeira para as laterais, uma placa de compensado naval para o fundo, sarrafos de Cedrinho ou Garapeira para a estrutura, pregos, tinta, poucas ferramentas e 3 dias de trabalho.

Esses barcos são usados para a pesca no Rio Paraíba do Sul e Rio Jaguari. Os peixes são usados para a alimentação da Comunidade e vendidos no Mercado Municipal.

Localização da Comunidade Beira Rio - ao lado da ponte da Urbanova, em frente ao Campo de Golf do Clube de Campo Santa Rita.